terça-feira, 1 de novembro de 2011

Queixas Frequentes - Relacionadas com a Menopausa (AFRONTAMENTOS - CALORES)


Embora a maioria das mulheres sofra de calores depois de uma menopausa natural ou cirúrgica, algumas podem ter deficiência de estrogéneos e não ter este sintoma.

Os fogachos, são descritos como uma sensação de calor começando no peito e espalhando-se pela face, e podem acompanhar-se de:
·      transpiração excessiva
·      pele visivelmente ruborizada
·      tonturas
·      taquicardia (palpitações)
·      cefaleias (dores de cabeça)
Os afrontamentos ocorrem episodicamente e não de forma contínua. A sua característica é aparecerem durante a noite, mas também são diurnos, e podem levar a doente a queixar-se de:
·      suores nocturnos
·      insónias
·      cansaço ao acordar
Os níveis de estrogéneos não estão directamente relacionados com a frequência e a severidade dos fogachos. Desaparecem muitas vezes espontaneamente no fim de 2 a 3 anos, podendo reaparecer ao fim de alguns anos.


(A. Bacelar Antunes in Como viver melhor a sua menopausa, 2005, Xerazade Edições)

1 comentário:

  1. Apetece-me partilhar aqui, com as mulheres que estejam a passar por uma pré-menopausa como a que tive com hemorragias fortíssimas que me deixavam até sem forças para me pentear, como foi a minha entrada na menopausa.Foram meses de intensas hemorragias que me punham num estado de fraqueza desesperante apesar das grandes doses de ferro que tomava e vitaminas conforme a ginecologista receitara.Dizia ela que, como tinha um útero grande, as hemorragias abundantes eram normais,deveria tomar os medicamentos sempre e esperar,pois acabariam por passar.Fui cumprindo rigorosamente o tratamento prescrito, fazendo uma alimentação cuidada, mas desfalecia dia a dia porque as hemorragias não paravam.Depois comecei também a ter problemas digestivos, com tanta pastilha que tomava.Fiz análises e exames a isto e aquilo, porque cheguei a temer estar com uma doença grave, fora do âmbito da ginecologia, tal era o estado em que estava. Os exames nada acusavam além de anemia, continuava a tomar ferro,e as hemorragias não paravam.Os meses passavam sem melhoras e agora era o psíquico que entrava em cena, com os consequentes antidepressivos,ansiolíticos e toda essa parafernália de químicos. Enfim, estava transformada numa mulher doente.Assim cheguei ao Dr. Bacelar.Cheguei doente e muito desanimada, e nada convencida de que alguma coisa me faria voltar a ser a mulher saudável que fui.Por vezes sentia até uma espécie de revolta por estar a passar tão mal e há tanto tempo,quando tudo o que lera sobre climatério referia que menopausa é uma fase da vida e não uma doença e que a mulher pode passar essa fase com qualidade de vida. Não posso esquecer aquele dia!Foi aquela consulta que mudou o rumo da minha vida e me devolveu à qualidade de mulher saudável.O Dr. Bacelar ouviu-me,viu as análises e disse: "vai tomar 2 caixas destas injecções,vou introduzir-lhe o Mirena, e as hemorragias vão parar".E assim foi!Formidável!Só de pensar nos vários casos que conheci como o meu que terminaram em histerectomia total e outros em casos mais graves.O Dr. Bacelar em poucos minutos, analisou o caso,receitou e resolveu; e andava eu há meses num processo de deterioração da minha qualidade de vida impressionante...Enfim, por muitas voltas que o Mundo dê, continua a ser verdade que: QUEM SABE, SABE!
    Senhor Dr. Bacelar, agora algumas palavras para si a quem estou eternamente grata e por quem tenho uma estima imensa e uma consideração enorme pelo Senhor Doutor ser o excelente Médico que é, pela maneira como cuida os seus doentes,e pela forma como dignifica a Medicina.Bem haja!
    Maria Inês

    ResponderEliminar